Um marco para a advocacia local: inovação, acessibilidade e excelência jurídica se encontram no coração do Grande Méier
Por Clara Passi e Felipe Benjamin
Os mais de sete mil advogados e advogadas inscritos na OAB/Méier estão de casa nova. E que casa. A subseção presidida por Gracia Barradas mudou-se para um prédio de quatro andares na Rua Lucídio Lago, nº 345, que esteve de portas abertas no início da noite desta sexta-feira, dia 10, para uma calorosa solenidade de boas-vindas, com presença de dirigentes da Seccional e nomes locais, da Caarj e de outras subseções.
A dona da festa, claro, foi a advocacia do Grande Méier, que vê hoje um pleito antigo sendo concretizado pela gestão Luciano Bandeira. Afinal, a família cresceu bastante ao longo dos anos e precisava ser acomodada numa estrutura que fizesse jus aos diversos serviços que a OABRJ oferece à classe. Em 1,4 mil metros quadrados, os frequentadores encontram um auditório para mais de cem pessoas estalando de novo, 30 escritórios compartilhados, 25 baias para peticionamento eletrônico – sete delas destinadas a pessoas com deficiência, que dispõem também de um elevador adaptado. O endereço é numa rua movimentada, com acesso fácil a transporte público.
A Escola Superior de Advocacia ganhou um andar inteiro, com plenário e salas de aula, o que evidencia o investimento que esta gestão da Seccional sempre fez em capacitação profissional de alto nível acessível a todos. Presidida por Marisa Gaudio, que prestigiou a inauguração, a Caarj se faz presente na nova sede da OAB/Méier com uma brinquedoteca com sala de amamentação, para apoiar quem precisa levar crianças para o trabalho.
"A Ordem é diferente de todos os conselhos, por ter um compromisso com a sociedade e com a cidadania. Esta é a maior estrutura da Capital, é uma subseção que vai atender a toda a Zona Norte - falo da advocacia e também do cidadão, que poderá usar, acompanhado de seu advogado ou advogada, as salas de reunião, de mediação, a estrutura corporativa. É um presente da OABRJ para a sociedade fluminense."
Luciano Bandeira
“O nosso compromisso, que virou um lema desta gestão, é de que nenhum advogado ou advogada fique sem trabalhar por falta de estrutura. A OAB/Méier é modelo para as novas sedes de várias subseções que vamos entregar ainda este ano, notadamente a da Barra da Tijuca, em setembro. Teremos sedes novas também em Macaé, Cambuci e Niterói”.
A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, falou da emoção de fazer parte da história da OAB/Méier.
"O que a gestão Luciano Bandeira está fazendo aqui é elevar a dignidade do Méier ao lugar onde sempre deveria estar: ao de um pólo de conhecimento jurídico, um centro de excelência do qual usufruem sete mil advogados. Vamos atender áreas importantíssimas, como Tijuca, Maracanã, Grajaú, que ganha dignidade, espaço e infraestrutura"
Ana Tereza Basilio
Barradas, que recebeu na ocasião uma homenagem da Associação de Síndicos e Moradores do Méier e da Câmara Comunitária do Méier, agradeceu o olhar para a sede, que está prestes a completar 18 anos de existência.
"Foi esta Diretoria da Seccional, através de Luciano e Ana Tereza Basilio, que acreditou na nossa liderança e no nosso potencial de trazer ao Méier a inovação para ressaltar o melhor da advocacia, garantir sua valorização e sua grandeza"
Grácia Monte Barradas
Outros nomes presentes à cerimônia foram: o secretário-geral, Marcos Luiz Souza; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos; o tesoureiro da OABRJ, Fábio Nogueira; os presidente das subseções da Leopoldina, Alexandre Aguilar; de Rio Bonito, Karen Figueiredo; e de Niterói, Pedro Gomes; o tesoureiro da Caarj, Fred Mendes; o secretário-geral da Caixa, Mauro Pereira; o procurador-geral da Seccional, James Walker; o diretor de Apoio às Subseções da OABRJ, Ricardo Menezes; o diretor de Valorização da Advocacia, Paulo Grossi; o assessor especial da Presidência da OABRJ, Carlos André Pedrazzi; a assessora legislativa da Presidência da Seccional, Anna Borba; a presidente da Comissão de Mentoria, Thais Fontes; o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, José Agripino; a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Shirlene Mendes; a presidente da Comissão de Previdência Pública e Complementar da OABRJ, Suzani Ferraro; o vice-presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Direito Imobiliário, Carlos Gabriel Feijó.
A inauguração da nova sede da 55ª Subseção da OABRJ – Méier foi um momento marcante que ressaltou o compromisso renovado com a comunidade e a inclusão. Um dos momentos destacados do evento foi a entrega do espaço infantil e de amamentação, evidenciando a sensibilidade da OABRJ para com as necessidades da advocacia e da sociedade em geral.
A presença da presidenta da CAARJ, Marisa Gaudio, acrescentou importância ao evento. Gaudio, reconhecida por seu engajamento social, ressaltou a relevância dessas iniciativas para criar um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os profissionais do Direito.
O espaço infantil e de amamentação não apenas oferece comodidade às mães que frequentam a nova sede da OABRJ Méier, mas também destaca o compromisso da advocacia em promover o bem-estar da comunidade.
Durante a inauguração, foram enfatizados os valores fundamentais que norteiam a atuação da OABRJ, incluindo o respeito à diversidade e o compromisso com o bem-estar de todos os seus membros.
Ordem dos Advogados do Brasil
Seccional do Estado do Rio de Janeiro – 55ª Subseção